Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro firma convênio com Tribunal de Justiça de Sergipe

tj-FABIO HENRIQUE -LUIZ MENDONÇANa manhã desta segunda-feira, 20, o prefeito Fábio Henrique participou de uma audiência no Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe – TJSE – para firmar um convênio para o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania – Cejusc – de Nossa Senhora do Socorro, inaugurado no início do mês. A reunião contou com as presenças do presidente da Casa, desembargador Luís Mendonça; da coordenadora dos Cejuscs da Capital, Maria Luiza Foz Mendonça e do procurador-geral do Município, Dan D’ávilla.

Na ocasião, o prefeito Fábio Henrique e o presidente do TJSE, desembargador Luís Mendonça assinaram o termo por meio do qual a Prefeitura se compromete em disponibilizar estagiários para trabalharem no Cejusc. A Prefeitura forneceu quatro estagiários de Direito para trabalhar no Fórum do Marcos Freire II e mais dois que trabalharão na Sede. Eles serão capacitados pelo Cejusc em técnicas de mediação e conciliação, em seguida, serão acompanhados em um trabalho de supervisão e depois já estarão aptos a fornecer esse trabalho.

tj-FABIO HENRIQUE -LUIZ MENDONÇA-CONVENIOO prefeito Fábio Henrique enfatizou a parceria da Prefeitura com o Poder Judiciário para beneficiar a população. “Essa parceria que estamos firmando aqui hoje com o Poder Judiciário tem um objetivo claro, que é atender melhor a população de Nossa Senhora do Socorro. Estamos muito felizes em poder ajudar o Poder Judiciário e também em oferecer uma oportunidade de trabalho para esses jovens conhecerem de perto a realidade dentro de uma sala de audiência. Dessa forma, a gente cumpre o nosso dever, que é atender a população e cumpre o dever do Poder Judiciário de resolver conflitos”, destacou.

O presidente do TJSE, desembargador Luís Mendonça ressaltou a importância da parceria para a celeridade da Justiça. “Toda parceria que possibilita o acesso das pessoas ao Judiciário, com certeza engrandece as duas instituições, tanto o Município quanto o Judiciário. O Judiciário tem um papel importante na dinâmica da própria Justiça, que é um dever nosso. E com uma parceria sempre facilita o acesso das pessoas, é mais confortável para os cidadãos e abre caminhos para soluções. Nós temos sempre que buscar no País o caminho da pacificação. Nós temos que repensar em como dar uma celeridade maior, uma dinâmica maior à Justiça, sem perder, contudo, o caráter de apreciar na sua plenitude o direito individual de cada um”, afirmou.

A coordenadora dos Cejuscs da Capital, Maria Luiza Foz Mendonça, falou sobre o trabalho que será desenvolvido pelos estagiários fornecidos pela Prefeitura. “A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro nos forneceu seis estagiários e eles já iniciaram, hoje, o treinamento em Técnicas de Conciliação, estarão capacitados após uma semana de treinamento e mais dez audiências reais que eles realizarão acompanhados por nossos instrutores. Então, já vamos usar as pautas de Nossa Senhora do Socorro para realizar esse treinamento com eles e daqui a aproximadamente 20 dias estarão aptos para atuar no Cejusc”, explicou.

Cejuscs

Os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania – Cejuscs – são órgãos do Poder Judiciário do Estado de Sergipe responsáveis pela realização de sessões e audiências de conciliação e mediação, tanto no âmbito processual como no extraprocessual. Além disso, os Cejuscs dispõem de um setor de cidadania, voltado à orientação do cidadão, visando primordialmente à prevenção do litígio. Assim, o Tribunal de Justiça, por meio desse novo Centro Judiciário, passa a atender o cidadão com mais um serviço totalmente voltado à solução e à prevenção de conflitos.

Reprodução: www.imprensa1.com]

Por Secom da Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*