“Fim dos conflitos territoriais entre Sergipe e Bahia será tema de reunião em salvador” , diz Garibalde

O deputado Estadual Garibalde Mendonça, PMDB, utilizou o Pequeno Expediente na manhã desta terça-feira, dia 13 de junho, para registrar  que nessa quarta-feira dia 14, estará em Salvador-BA, para participar de reunião que tratará sobre o fim dos conflitos territoriais entre Sergipe e Bahia.

“Com o  relatório feito pelo IBGE e a Secretaria de Planejamento de Sergipe ficou definido a linha fronteiriça  entre os Estados de Sergipe e Bahia, ninguém perdeu nada. Foi colocado aspecto técnico, em todos os sentidos, e ficou muto bem feito. Então a Comissão de  Parlamentares para Assuntos Territoriais estará na Bahia, levaremos o  relatório e nessa reunião nós bateremos o martelo, definindo de uma vez por todas a linha fronteiriça entre a Bahia e Sergipe”, salientou o parlamentar.

Entenda a problemática

Uma vez que as leis e dados cartográficos existentes, quais comprovam a divisa entre Bahia e Sergipe,  são dos anos 40. Pela época, cenário demostra que estão completamente defasados, pois a  legislação  não descreve com precisão as divisas estaduais brasileiras, situação que tem provocado conflitos territoriais interestaduais.  Para tanto, a  redefinição atualizada dos limites dos municípios foram feitas através do uso de coordenadas geográficas. O  advento dos avanços tecnológicos de mapeamento nas últimas décadas, tornaram-se evidentes os problemas de ocupação do território, visto que os agentes públicos tinham dificuldade de reconhecer no campo, seus limites estabelecidos nessas leis antigas.

Foto: Jadilson Simões

Reprodução; www.imprensa1.com

Por: Agência ALESE/Ascom

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*