UTQ do Huse registra 8 casos de queimaduras durante festas de final de ano

utq

utqA Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), considerada referência no tratamento de queimados do Nordeste, recebeu durante as festividades de final de ano (natal e réveillon), 8 pacientes, vítimas de queimaduras de 1º, 2º e 3º graus. Desse total, seis adultos e duas crianças foram assistidos pela unidade que funciona com 14 leitos e aparelhagem de suporte clínico avançada.

De acordo com a médica Heloísa Lazaro, as ocorrências foram variadas. “Tivemos pacientes com graves lesões causadas por líquidos quentes, uso incorreto de material inflamável para acender churrasqueira, uma vítima de suicídio e outra que queimou o colchão depois de um surto psiquiátrico. Estamos com três pacientes graves e tivemos um óbito. Nenhuma vítima por fogos de artifício foi registrada”, informou.

Em 2010, a UTQ registrou a entrada de 25 pacientes entre os dias de natal e réveillon. Em 2011, no mesmo período, o número foi reduzido para 17 casos. Já em 2012, de acordo com a enfermeira da unidade, Wandressa Santos, o número foi reduzido consideravelmente para 8 casos. “Acho que diferente dos anos anteriores, temos realizado um trabalho de conscientização junto à mídia para os cuidados que devem ser tomados durante essas festas. O resultado está nas estatísticas”, ressaltou.

Ainda de acordo com a enfermeira, os serviços médicos foram garantidos a todos que procuraram o Huse. “Já estávamos preparados para atender imediatamente os casos que chegassem à unidade. Graças a Deus tudo foi dentro do planejado”, destaca.

Na UTQ, existe uma equipe multidisciplinar, que conta rotineiramente com cirurgião plástico, anestesista, intensivista, clínico, pediatra, equipe de enfermagem, psicólogo, nutricionista, fonoaudiólogo e fisioterapeuta e, em caso de necessidade, um psiquiatra é acionado, além de condições ideais para funcionar.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*