Deputada diz que prefeito mente para a população sobre cadastramento de carroceiros

A notícia de que a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) está realizando o cadastramento dos carroceiros e promovendo a estes trabalhadores cursos profissionalizantes pegou de surpresa a deputada estadual Kitty Lima (Cidadania). Em uma rede social, o prefeito Edvaldo Nogueira afirma aos seguidores que as atividades já estão sendo colocadas em prática pela PMA, o que é refutado pela parlamentar.

De acordo com a deputada, autora do PL das Carroças que tramita na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), as informações passadas pelo prefeito não condizem com a realidade, uma vez que ela vem tentando dialogar com Edvaldo a melhor (e eficaz) forma de promover o cadastramento, que por sua vez não se mostra interessado em discutir sobre o assunto.

“Fui surpreendida com essa notícia enviada por diversos seguidores meus em minhas redes sociais. A verdade é que isso não acontece, está totalmente fora da realidade. O prefeito Edvaldo Nogueira mente para a população ao forçar a imagem de que está comprometido com os carroceiros e com os cavalos que são explorados nesta atividade, quando na verdade não está”, afirma.

O PL das Carroças propõe o fim gradativo da circulação de carroças em Aracaju. O principal foco do projeto é pôr fim aos abusos e aos maus-tratos contra os animais que são utilizados para a tração das carroças, além de promover melhora na qualidade de vida dos carroceiros por meio de cursos profissionalizantes. Ao apresentar a propositura, o objetivo de Kitty Lima é que, ao longo de seis anos, os animais e as carroças sejam substituídos por outros veículos que não explorem a condição animal.

“O cadastramento dos carroceiros e emplacamento das carroças estão previstos na lei municipal 3.502/2007, é o primeiro passo para iniciarmos o processo gradativo do fim da circulação das carroças pelas ruas da cidade. Mesmo eu pressionando o prefeito a agir conforme a lei, ele tem se esquivado dessa responsabilidade. É vergonhoso ver que o prefeito usa as redes sociais para mentir para o povo de Aracaju”, lamenta Kitty.

Em agosto do ano passado, o PL das Carroças foi vetado pela maioria dos vereadores que, segundo Kitty, não entenderam a importância da iniciativa como política pública de mobilidade urbana, proteção ao meio ambiente, ação social, segurança e geração de emprego. Porém, a deputada apresentou novamente o projeto à Casa, que hoje está em trâmite interno e aguardando para ser inserido à pauta de votações.

“Venho tentando, desde quando era vereadora, pôr um fim gradativo às carroças na capital, prova disso foi o projeto de lei que protocolei na Câmara, mas que foi rejeitado pelos vereadores da Casa com o grande apoio da base do prefeito à época. No primeiro semestre deste ano, Edvaldo prometeu que iríamos nos reunir para tratar sobre esse assunto, mas até o presente momento ele vem enrolando para de fato dialogarmos sobre essa situação”, revelou Kitty.

A parlamentar afirma que já está tomando as medidas judiciais cabíveis para forçar a PMA a realizar o cadastro dos carroceiros e o emplacamento das carroças.

 

Fonte:  assessor parlamentar

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


 

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.