Jailton apresenta Projeto que prevê criação de Grupo de Salva-Vidas na capital

JailtonNão são poucos os casos de afogamentos no litoral sergipano. De acordo com dados do Corpo de Bombeiros de Sergipe, só em 2013, foram registrados 783 princípios de afogamento e 41 mortes no Estado. Preocupado com a situação, o vice-presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Jailton Santana (PSC), utilizou a Tribuna da CMA na manhã desta terça-feira, 30/9, para falar sobre o assunto. Segundo o parlamentar, neste mês de setembro, foram registrados diversos casos de afogamento em Sergipe.

“Os índices foram altos, principalmente no litoral de Aracaju. Por isso, apresentei um Projeto nessa Casa, que prevê a estruturação da Guarda Municipal (GMA), no qual a Prefeitura deverá criar um Grupamento de salva-vidas, para garantir a segurança dos banhistas que frequentam o nosso litoral. Infelizmente, nós não temos, na GMA, um grupamento especializado para esse fim, embora esteja na Lei Orgânica de Aracaju que a Prefeitura deve criar um grupo de salva-vidas”, afirmou o vereador.

Hoje, de acordo com Jailton, o trabalho de proteção aos banhistas é realizado pelo Corpo de Bombeiros. “Nós sabemos das dificuldades do Corpo de Bombeiros, que tem poucos profissionais para essa finalidade. Já que é atribuição do Município criar o grupo de salva-vidas, estamos propondo que esse trabalho seja vinculado à GMA”, explicou.

O vereador disse, ainda, que apresentou a ideia ao diretor geral da GMA, coronel Enilson Aragão, e, segundo Jailton, o diretor se mostrou simpático à proposta. O Projeto, que segue em tramitação na Câmara, deverá ser analisado pela Comissão de Redação e Justiça nos próximos dias. No entanto, Jailton já se antecipou e aproveitou o seu pronunciamento para pedir o apoio dos demais vereadores.  “Quero pedir o apoio dos colegas vereadores, tanto da oposição quanto da situação, para aprovarmos esse projeto, que é tão importante para a segurança dos banhistas”, solicitou Jailton.

Por Lays Millena, assessora de Imprensa do parlamentar

Foto: Acrisio Siqueira

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


 

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.