Prefeitura de Aracaju lança nova plataforma de comunicação

A Prefeitura de Aracaju lança nesta quarta-feira, 6, mais uma plataforma de comunicação, trata-se do canal de podcasts da administração municipal. Uma das principais tendências dos meios de informação, o formato foi agregado aos canais da Prefeitura da capital através da Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom).

De origem recente, o podcast é um conteúdo em áudio que atende sob demanda, ou seja, a pessoa pode ouvir o que quiser e quando quiser, bastando um clique. Neste sentido, a Prefeitura desenvolveu dois conteúdos diferentes, o “PMA Debates”, disponível todas às quartas-feiras, às 6h, e o “Cidade em Ação”, que será disponibilizado todas às segundas e sextas-feiras, também às 6h.

De acordo com o secretário municipal da Comunicação, Carlos Cauê, o cenário da comunicação social está sendo transformado e a nova ferramenta é mais um elemento da transformação. “A comunicação alterou a sua qualidade, sobretudo a partir do fenômeno das redes sociais, onde a informação unidirecional perdeu a razão de existir. A comunicação passou a ser um elemento de relacionamento. Isso abre um leque considerável que a comunicação pode aproveitar. A utilização de podcast ou de produtos similares tem exatamente esse condão, de se transformar em um instrumento de relacionamento e aprofundar essa relação com a população”, destacou.

Para Cauê, os podcasts chegam para cobrir uma lacuna do ponto de vista de uma manifestação de áudio. “Como o produto, o podcast começou a se firmar no cenário das comunicações e sentimos falta da Prefeitura também estar presente nessa dimensão. Trata-se de mais uma ferramenta que a Secom disponibiliza como um instrumento de informação e de relacionamento entre a Prefeitura e a sociedade”, explicou.

Segundo o secretário, o podcast será mais uma ferramenta de interação com a imprensa. “Temos pautado a imprensa através de diversos canais e essa será mais uma fonte de informação”, frisou.

Nesta quarta-feira, a estreia ficará por conta do “PMA Debates”. Ancorado pelo secretário adjunto da Comunicação, Luciano Correia, o podcast tem um perfil de caráter mais aprofundado. “Vamos jogar um olhar mais detalhado sobre as questões da cidade, algo conceitual”, definiu Luciano. Ele comenta também que o primeiro deles será sobre o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), “as modificações que sofreu, a base de isentos que a Prefeitura ampliou e outras nuances que essa gestão transformou”.

Luciano Correia ainda explica que o podcast é uma das ferramentas emergentes que não se pode mais desconsiderar. “Antigamente, as assessorias funcionavam como órgãos emissores de publicações para abastecer o mercado e esse mercado se reconfigurou, e isso significa que as assessorias também teriam que se reconfigurar. Desde o começo, procuramos nos reposicionar nesse novo ambiente digital e, a partir disso, construir nossas gramáticas. O podcast é a mais recente necessidade de ampliação dessa nossa concepção. É uma possibilidade de nos comunicar com um novo público, em um novo formato”, considerou Luciano Correia.

O segundo conteúdo é “A Cidade em Ação” será coordenado pelo diretor de Comunicação da Secom, Elton Coelho. Neste podcast, a administração visa retratar os temas factuais, o que tem mais destaque no cotidiano da Prefeitura. “Vamos abordar aquilo que a gestão tem feito, tem evoluído, mostrando resultados, soluções. É um link direto com a população e um acompanhamento dos serviços que vêm sendo realizados diariamente”, pontuou.

Os conteúdos estarão presentes na conta da Prefeitura de Aracaju no Spotify, no Soundcloud e no Youtube, além de estar nos grupos de Whatsapp, e demais redes sociais. Os links estarão disponíveis também no site oficial da Prefeitura (www.aracaju.se.gov.br).

Reprodução: www.imprensa1.com

Por: Tirzah Braga

Diretora de Imprensa/

Secretaria Municipal da Comunicação/Prefeitura de Aracaju

(79) 4009-7878/ 98106-6840

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


 

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.