Presidente do Sindicato dos Bancários explica o por quê do Banese está fora da greve

banes-greve-sindicato-dos-bancarios---bancoA direção do Banco do Estado de Sergipe (Banese) evitou, de forma madura, a greve nos bancos. Um dia antes da deflagração da greve desta terça-feira, dia 30, o sindicato e o banco se afirmam enquanto entidades com capacidade de negociação e o banco não ficou exposto à greve. Esse processo de negociação revelou um processo de maturidade. A afirmativa é do presidente do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE), José de Souza.

José Souza lembra que em 2013, a greve no Banese durou 21 dias consecutivos. Já em 2012, o banco estadual foi o último a negociar o fim da paralisação. “Este ano, a direção do Banese entendeu que era possível apresentar proposta melhor e antecipadamente à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban)”, afirma José Souza.

A diretora de Comunicação do SEEB/SE, Ivânia Pereira destaca que o ano passado, o movimento grevista no Banese só foi debelado depois de muito esforço dentro da Superintendência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego em Sergipe (SRTE). As negociações foram dirigidas pela superintendente do STRE, Celuta Krauss.

“A assembleia específica dos funcionários do Banese foi uma das maiores dos últimos anos. E nessa reunião, reconhecemos a atitude da direção do Banese em negociar antecipadamente como muito importante para todos”, afirma Ivânia. O baneseano Francisco Brasileiro também considerou positivo à antecipação da negociação do banco estadual.

banes-greve-sindicato-dos-bancarios---banco-0Acordo específico do Banese

Este ano, para fechar a minuta específica do Acordo Coletivo 2014/2015, o Banese elevou os índices de reposição salarial e sobre os pisos e ainda se comprometeu em acompanhar as vantagens que poderão ser oferecidas pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). Veja as propostas apresentadas e aprovadas pelos baneseanos e baneseanas.

_ Reajuste salarial de 8%, linear (para todos os empregados) e também para gratificações de funções e tetos mínimos;

_ Garantia de três abonos-assiduidades e acrescido de mais um dia de folga da data de aniversário;

_ Abono de R$1.100, valor a ser pago na próxima quarta-feira, 01.10;

_ Aumento de 50% para 70% o percentual da contribuição do banco para estimular entre os funcionários e funcionárias atividades físicas em academias;

_ O Banese se compromete em apresentar em proposta de melhorias na distribuição de moedas, por metas, no dia 31.12.2014;

_ O Banese de compromete em apresentar novas regras para remanejamento de pessoal, também no dia 31.12.2014;

_ O Banese também se compromete em conceder as vantagens apresentadas pela Fenaban;

_ Eleição de Delegados Sindicais conduzidas pelo Sindicato;

_ Manutenção das cláusulas acordadas anteriormente;

Por Déa Jacobina Ascom SEEB/SE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


 

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.